terça-feira, 28 de junho de 2011

Você foi criado para viver no passado, presente ou futuro?




( 1° parte: Passado)


 

Ontem a noite percebi que todas as vezes que vou dormir fico revendo tudo que eu fiz no dia, na semana, no mês, no ano...revejo tudo que falei, todas as minhas atitudes e emoções, todas as pessoas que estão em minha volta, tudo que me deixa triste, tudo que me deixa feliz. Percebi que fico horas antes de durmi pensando nisso.
E muitas vezes fico lamentando o que passou, me arrependo; fico triste e mal por coisas que fiz, por coisas que deixei de fazer.
Dai eu me fiz uma pergunta: "Será que isso é bom?"  " Será que isso me faz bem?"  "Como posso lidar com isso?"
E me perguntei: "Será que fui criada para viver no passado, no presente ou no futuro?"
E encontrei algumas respostas...

Bom, vamos começar com o passado:

Primeiro vamos la em II Corintios 5:17 que diz:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

Bom, todos nós ja passamos por momentos bons e felizes, mas também passamos por momentos de tristeza, momentos de dor e desespero, momentos de brigas, momentos de abandono...
O nosso passado é marcado por momentos. E ao contrário de que muitos dizem, o nosso passado é muito importante para nós e não deve ser esquecido.
Muitas pessoas carregam mágoas, carregam bagagens de tristezas e sofrimentos que as coisas passadas lhes proporcionaram. Mas a maioria delas não sabem lidar com esses "fardos" do passado.

"Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado." (Salmos 55:22)

A maioria das pessoas culpam a si mesmas e até mesmo a Deus por seus fardos.
Mas afinal porque isso acontece? Porque as vezes parece que nosso sofrimento não tem fim?

Vamos ter como exemplo a história dos israelitas no Egito, a passagem deles pelo deserto e a chegada a terra prometida.

"Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o SENHOR, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com grandes juízos.

E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;" (Êxodo 6: 6-7)

O povo vivia debaixo de escravidão!

"Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão." (Êxodo 6:9)

O povo já estava acostumado com a escravidão. 
Não tinham esperanças de sairem do Egito. 
Mas Deus queria tirar o povo do Egito.

E lhe dirás: O SENHOR Deus dos hebreus me tem enviado a ti, dizendo: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não tens ouvido. (Êxodo 7:16)

Deus tira o povo do Egito e conduz o povo para o deserto.
Bom, Deus poderia ter levado povo diretamente para a terra prometida. Mas ao invés disso Ele conduziu o povo para o deserto. 
Porque Deus fez isso?
O deserto é um lugar de sofrimento sim, já que existe pouca vida; a água é completamente escassa; de dia é muito quente e a noite as temperaturas são muito baixas. Resumindo é muito difícil de sobreviver por muito tempo em um deserto. 
Deus conduziu o povo para o deserto porque Ele queria ensiná-los a depender apenas dEle. Queria que o povo confiasse nEle. 
No início o povo passou a confiar sim. Mas como disse não se pode sobreviver por muito tempo no deserto, porque com o passar do tempo ele se torna insuportável, se torna um fardo e se você não confiar totalmente em Deus, não irá aguentar por muito tempo.
E foi exatamente isso que aconteceu com os israelitas, o deserto passou a ser um fardo para o povo.


"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do SENHOR; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel."(Numeros 13: 1-3)

"Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.

Chamaram àquele lugar o vale de Escol, por causa do cacho que dali cortaram os filhos de Israel.

E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias." (Numeros 13:23-25)

O que Deus tem pra sua vida é o melhor, Ele te ama e quer sua felicidade. 
Ele quer que desfrute dos belos frutos da prosperidade, da cura...
Mas você precisa estar pronto para receber o melhor de Deus. 
O deserto é uma preparação, uma disciplina; E Deus nos conduz para o deserto, para nos ensinar, nos disciplinar, porque de nada adianta receber algo dEle e não saber como lidar. 
Muitas vezes queremos o melhor de Deus pra nossas vidas, mas não queremos nos disciplinar.
Mas a maior dificuldade que enfrentamos quando estamos no deserto é que não conseguimos enxergar o melhor de Deus. E acamos tendo uma mentalidade de deserto!
Lembre-se: "Porque andamos por fé, e não por vista." (II Corintios 5:7)
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)

"E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.

Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.

Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós." (Numeros 13: 27-31)

O povo tinha uma mentalidade de deserto, eles não conseguiam ver o que Deus tinha para eles. Só podiam ver as dificuldades que enfrentavam no deserto.
Deus tinha preparado tudo para eles e ao invés de esperarem pelo melhor dEle, o povo decidiu ter uma mentalidade de deserto; eles reclamavam, murmuravam, não tinham fé e nem esperança...
E com isso o povo não pode entender o próposito de Deus e passaram 40 anos andando no deserto.

Queridos, se você tem atravessado um deserto, entenda que Deus quer fazer algo em sua vida. Ele tem um próposito para isso. 
Mas não tenha uma mentalidade de deserto, não olhe para o que você esta passando, não olhe para a circunstância. Mas olhe para o que Ele irá fazer em sua vida. 
Lembre-se: "Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." (Hebreus 10:23)


"Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar." (Josué 14: 6-11)

Depois de 40 aos então Calebe e Josué entram na terra prometida. Apenas eles permaneceram firmes.

O passado é para ser lembrado como um aprendizado, mas ele não pode fazer parte do seu presente e nem seu futuro.
Não olhe para o passado como algo ruim, mas olhe para ele como uma passagem no deserto. 
Você não precisa mais viver o passado, nem guardar aqueles fardos de sofrimento que o passado lhe proporcionou.
Deus não quer nos fazer sofrer, mas as vezes Ele permite passarmos por situações dificeis para que possamos aprender a depender dEle.

LEMBRE-SE: Você não precisa esperar 40 anos para viver a promessa! Tenha atitude! Esperar em Deus é caminhar com Ele...
 

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vivendo em amor



O que devemos aprender sobre o amor?


"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha." ( I Coríntios 13 : 4 ao 8)

No grego antigo existia 3 tipos de amor: Ágape, Phileo e Eros.

 O Amor Ágape é incondicional. É uma condição. É baseado no compromisso e não no sentimento, é um amor que se sacrifica pelo benefício do próximo. Amor que busca o que é melhor para aquele que ama, amor que está sempre acima de tudo. Amor que não se desfaz, nem se abala aconteça o que acontecer. O mesmo amor que Cristo teve por mim e por você quando morreru na cruz em nosso lugar.

O amor Phileo é um sentimento profundo de irmandade pelas pessoas que são queridas...meus pais, meus irmãos, meus amigos...
É o tipo de amor que tem um interesse especial em ver o sucesso e o bem do outro. É o tipo de amor que se alegra com o laço de amizade entre duas pessoas. O amor Phileo só pode ser alcançado depois que duas pessoa se conhecem muito bem.

E por ultimo o Amor Eros, que é o amor romântico, emocional e sensual compartilhado entre um homem e uma mulher. É aquele tipo de amor que transforma até o cara mais durão e mais confiante em um bobalhão...hehe....
O amor Eros é aquele sentimento de vibração que da quando damos a mão a uma pessoa que nos atrai, ou o sentimento vibrante de sonhar acordado quando pensa em alguem que não pode esperar para encontrar.

Todos esses amores fazem parte de nossas vidas. Convivemos com eles todos os dias.
Mas para ter um relacionamento maduro e que dure por toda a vida, é preciso construir esse relacionamento baseado no amor Ágape, principalmente se esse amor estiver relacionado com seu futuro cônjuge. Esse tipo de amor esta baseado no compromisso e não no sentimento. Ele não aparece em um dia e desaparece no outro não. É uma decisão, uma escolha.
Esse amor é o amor que Deus tem por mim e por você, é forte, fiel, indestrutível e imutável.


Só o amor Ágape é forte o sufiente para durar a vida toda!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Seguindo em frente...






...Esse ano descobri algo.
Que as coisas passam e o melhor que eu posso fazer é deixar que elas realmente possam ir embora.
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: E disse a mim mesma que o que passou, jamais voltará.
Lembrei de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa, e de que nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrar ciclos faz parte da vida. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
As vezes construímos pequenos sonhos em cima de grandes pessoas, mas com o tempo percebemos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas eram pequenas demais para eles ...